A
fase da construção – de 5 anos até 11 anos.
(idade aproximada)
A
fase da construção corresponde aproximadamente ao período dos primeiros anos
escolares. Nessa fase as principais tarefas psicológicas das crianças são:
separar a realidade da fantasia; desenvolver de maneira mais completa a
memória, a lógica, testar a realidade e a solução de problemas; adquirir
numerosas habilidades, ganhar conhecimentos e desenvolver talentos especiais;
recolher uma boa quantidade de informações sobre outros ambientes que não o próprio;
comparar as regras e o estilo de vida de sua família com as de outras;
Essas
tarefas são desenvolvidas por meio da pergunta “por que?”. As crianças
fazem perguntas para obter informações. Esse jeito de conversar se parece com
um pequeno advogado, discutindo, procurando brechas, rompendo nossa lógica
informalmente construída, encontrando falhas. Nessa fase, as crianças
necessitam de explicações detalhadas sobre cada questão importante.
Os
pais de crianças com essa idade podem achar que os filhos estão desrespeitosos
e desafiadores, mas na verdade os filhos estão no processo de internalizar as
regras, definições e valores, tentando reorganizar todas as informações que
receberam para que possam se orientar diante das diversas situações.
Quando nossos filhos nos contradizem com
pontos de vistas opostos e pressões de grupo, temos a oportunidade de examinar
nossas crenças e testar mais uma vez nossa maneira de pensar. Se explodimos,
nossos filhos apreenderão que é perigoso discutir conosco o que fazem lá fora. Com
isso, também recolhem informação sobre como nos provocar, sempre que sentirem
vontade de um pouco de “gritaria”.
Nessa
fase é importante a experiência em grupo, pois fornecem às crianças uma ampla
variedade de orientações, bem como a oportunidade de assumir novos papeis.
Nesse
estagio do desenvolvimento, as crianças podem fazer contratos. Os contratos
encorajam a estrutura cooperativa (“podemos os dois juntos conseguir o que
queremos”) em oposição à estrutura competitiva.
Contratos
verdadeiros envolvem consentimento mutuo. A estrutura de negociação a partir de
uma posição Eu sou ok – você é ok:
1. Isto
é o que eu quero.
2. O
que você quer?
3. Como
podemos os dois conseguir o que queremos?
4. A
que coisas você vai renunciar para poder obter aquilo que quer?
5. A
que coisas eu vou renunciar para poder obter aquilo que quero?
6. O
que você acha disso?
7. Isso
é o que eu acho?
Abaixo
algumas instruções uteis para essa fase:
1. Demonstre
que conta com comportamento responsável e bondoso.
2. Encoraje
o pensamento, o questionamento e a discussão.
3. Promova
a discussão de regras diferentes e a observação de fatos.
4. Estabeleça
ocasiões para as crianças fazerem o que os pais desejam e para as crianças
fazerem o que elas desejam.
5. Procure
conhecer a escola e os professores da criança.
6. Divirta-se
com seu filho. Libere também sua criança interior.
7. Ensine
às crianças a função das regras e os métodos pelos quais as regras são
estruturadas (Essa regra foi feita para isso... e foi estruturada assim...).
8. Ensine
as crianças técnicas para a solução de disputas.
9. Defina
“bom” e “mau”; “importante” e “não-importante”, exigências que não podem ser
negociadas e áreas de liberdade.
10.
Dê as crianças tarefas mais complexas
com as quais possam ajudar a família.
Algumas
regras para o ensino da estrutura cooperativa:
1. Se
você não quiser fazer um determinado trabalho, deve nos informar-nos disso.
2. Se
a sua resposta é não, aqui estão as alternativas e as consequências.
3. Se
não gostou de minha proposta, diga não e apresente-me uma proposta alternativa.
4. Se
não puder terminar o trabalho no tempo estabelecido, deve informar-nos disso e
dizer ate onde pode fazê-lo ou de quanto tempo mais precisa para completá-lo.
Nessa
fase as crianças estão prontas para aprender estar regras:
· Faça
o melhor que puder.
· Pense
a respeito do que está fazendo e antecipe consequências.
· Observe
quando não tem informações suficientes.
· Peça
informações quando precisar delas.
· Conheça
suas reservas de informações.
· Cometer
erros é ok.
· Quando
em duvida, faça algo e estude os resultados.
· Aprenda
com seus erros.
· Há
razões para as coisas.
· Tente
descobrir que parte de seu pensamento ou de seu comportamento estava errado.
· Faça
alguma coisa para corrigir seu erro.
Lembre-se: parte do nível
de responsabilidade depende da oportunidade que tem para praticar essas
estruturas desenvolvê-las.
Referencia Bibliográfica
BABCOCK, D. E. & KEEPERS, T. D. Pais OK
Filhos OK. Circulo do Livro, São Paulo, 1976.
Postado por Tatiane Medeiros Cunha
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