sexta-feira, 25 de maio de 2012

A fase da construção – de 5 anos até 11 anos.


A fase da construção – de 5 anos até 11 anos.

(idade aproximada)



A fase da construção corresponde aproximadamente ao período dos primeiros anos escolares. Nessa fase as principais tarefas psicológicas das crianças são: separar a realidade da fantasia; desenvolver de maneira mais completa a memória, a lógica, testar a realidade e a solução de problemas; adquirir numerosas habilidades, ganhar conhecimentos e desenvolver talentos especiais; recolher uma boa quantidade de informações sobre outros ambientes que não o próprio; comparar as regras e o estilo de vida de sua família com as de outras;

Essas tarefas são desenvolvidas por meio da pergunta “por que?”. As crianças fazem perguntas para obter informações. Esse jeito de conversar se parece com um pequeno advogado, discutindo, procurando brechas, rompendo nossa lógica informalmente construída, encontrando falhas. Nessa fase, as crianças necessitam de explicações detalhadas sobre cada questão importante.

Os pais de crianças com essa idade podem achar que os filhos estão desrespeitosos e desafiadores, mas na verdade os filhos estão no processo de internalizar as regras, definições e valores, tentando reorganizar todas as informações que receberam para que possam se orientar diante das diversas situações.

Quando nossos filhos nos contradizem com pontos de vistas opostos e pressões de grupo, temos a oportunidade de examinar nossas crenças e testar mais uma vez nossa maneira de pensar. Se explodimos, nossos filhos apreenderão que é perigoso discutir conosco o que fazem lá fora. Com isso, também recolhem informação sobre como nos provocar, sempre que sentirem vontade de um pouco de “gritaria”.

Nessa fase é importante a experiência em grupo, pois fornecem às crianças uma ampla variedade de orientações, bem como a oportunidade de assumir novos papeis.

Nesse estagio do desenvolvimento, as crianças podem fazer contratos. Os contratos encorajam a estrutura cooperativa (“podemos os dois juntos conseguir o que queremos”) em oposição à estrutura competitiva.

Contratos verdadeiros envolvem consentimento mutuo. A estrutura de negociação a partir de uma posição Eu sou ok – você é ok:

1.    Isto é o que eu quero.

2.    O que você quer?

3.    Como podemos os dois conseguir o que queremos?

4.    A que coisas você vai renunciar para poder obter aquilo que quer?

5.    A que coisas eu vou renunciar para poder obter aquilo que quero?

6.    O que você acha disso?

7.    Isso é o que eu acho?

Abaixo algumas instruções uteis para essa fase:

1.    Demonstre que conta com comportamento responsável e bondoso.

2.    Encoraje o pensamento, o questionamento e a discussão.

3.    Promova a discussão de regras diferentes e a observação de fatos.

4.    Estabeleça ocasiões para as crianças fazerem o que os pais desejam e para as crianças fazerem o que elas desejam.

5.    Procure conhecer a escola e os professores da criança.

6.    Divirta-se com seu filho. Libere também sua criança interior.

7.    Ensine às crianças a função das regras e os métodos pelos quais as regras são estruturadas (Essa regra foi feita para isso... e foi estruturada assim...).

8.    Ensine as crianças técnicas para a solução de disputas.

9.    Defina “bom” e “mau”; “importante” e “não-importante”, exigências que não podem ser negociadas e áreas de liberdade.

10.                       Dê as crianças tarefas mais complexas com as quais possam ajudar a família.



Algumas regras para o ensino da estrutura cooperativa:

1.    Se você não quiser fazer um determinado trabalho, deve nos informar-nos disso.

2.    Se a sua resposta é não, aqui estão as alternativas e as consequências.

3.    Se não gostou de minha proposta, diga não e apresente-me uma proposta alternativa.

4.    Se não puder terminar o trabalho no tempo estabelecido, deve informar-nos disso e dizer ate onde pode fazê-lo ou de quanto tempo mais precisa para completá-lo.





Nessa fase as crianças estão prontas para aprender estar regras:

·      Faça o melhor que puder.

·      Pense a respeito do que está fazendo e antecipe consequências.

·      Observe quando não tem informações suficientes.

·      Peça informações quando precisar delas.

·      Conheça suas reservas de informações.

·      Cometer erros é ok.

·      Quando em duvida, faça algo e estude os resultados.

·      Aprenda com seus erros.

·      Há razões para as coisas.

·      Tente descobrir que parte de seu pensamento ou de seu comportamento estava errado.

·      Faça alguma coisa para corrigir seu erro.





Lembre-se: parte do nível de responsabilidade depende da oportunidade que tem para praticar essas estruturas desenvolvê-las.





Referencia Bibliográfica

BABCOCK, D. E. & KEEPERS, T. D. Pais OK Filhos OK. Circulo do Livro, São Paulo, 1976.


Postado por Tatiane Medeiros Cunha

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