quinta-feira, 28 de junho de 2012

Anedota: o homem em cima do muro

Era uma vez um homem, assim como nós, como eu e você que embora racionais, somos mortais. Então, era uma vez um homem que bateu com a caçuleta, enfim, morreu. De repente, essa alma perdida, duvidosa, cheia de hesitações, perturbada, profundamente indecisa, se viu entre o céu o inferno, ou seja, essa alma estava ali, em cima do muro.



De um lado, o céu, com os anjinhos e todos os santos, de roupas brancas, limpinhas. O verdadeiro paraíso. Do outro lado o inferno, e lá o “coisa ruim”, que não podemos nem mencionar o nome só pra evitar maldição.

Do lado do céu os anjinhos chamavam pelo homem que estava lá, em cima do muro. Eles diziam: - pule homem, pule pra cá, não foi com isso que você sonhou a sua vida inteira? Aqui é o Paraíso. Veja só que maravilha. São Pedro quer lhe ver, Madre Tereza também. E o homem lá, parado, indeciso, sem saber o que fazer.

Do outro lado estava o “coisa ruim”, de braços cruzados sem falar nada, absolutamente nada. Nenhuma palavrinha.



E por ali, tinha um filósofo. Só observando, contemplando a cena, pois essa é a atitude do filósofo: Ele observa e espera a situação oportuna para falar, melhor, para perguntar. Muito curioso, típico de todo homem pensante, como não estava entendendo a atitude do “coisa ruim”. Foi até lá e perguntou.



E o homem lá, em cima do muro.



- Me diga uma coisa, disse o filósofo, do outro lado está todo mundo chamando, implorando pra ele pular, estão todos na maior torcida. E você aqui não fala absolutamente nada. Você não vai convidá-lo para pular pra cá.



Daí o “coisa ruim” olhou profundamente nos olhos do filósofo e disse:
- Meu amigo, em cima do muro já é o meu lado...



Moral da história: quem não escolhe, quem vive na indecisão, sempre protelando, está literalmente no inferno.
 
Texto da Filosofa e admirada maratonista  Silvia S Sant'Ana
 
Postado por Tatiane Medeiros
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário