quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Objetivos ou Desejos?! Obrigação ou Prazer?!

Objetivo é uma meta ou alvo que se quer atingir; um fim, uma posição estratégica a ser obtida, um propósito a ser satisfeito. O termo objetivo traz uma sensação de obrigação, dever...
O que “tenho que fazer”, no sentido de obrigação, de dever, tem origem no Estado de Ego Pai. O Estado de Ego Pai é a parte da personalidade que age, pensa, sente de acordo com os aprendizados recebidos dos pais e demais figuras de autoridades nos primeiros anos de vida. São os valores, crenças, regras, tradições.
E o desejo? O desejo é vontade acompanhada de um elemento afetivo. E o desejo dá a sensação de algo agradável, e o desejo tem origem no Estado de Ego Criança. O Estado de Ego Criança é a parte da personalidade que age, pensa e sente como a criança que a pessoa foi. É a fonte da espontaneidade, da sexualidade, das mudanças criativas, das emoções e afetos, fonte de prazer e satisfação.
E se os objetivos vêm do Pai, e os desejos da Criança, e ainda, se não se atinge o objetivo se não o deseja: Deseje seus objetivos... transforme seus objetivos em desejos!
1.      Faça uma lista dos seus desejos.
Escreva numa folha de papel o que lhe vier à cabeça, sem nenhuma correção, ou julgamento de certo ou errado. É a sua lista. Não mostre a ninguém até que a tenha analisado. Escreva todos os desejos que lhe vier à cabeça, sejam imediatos ou em longo prazo, tolos, picantes, pequenos ou grandes.
Uma vez postos no papel, os desejos se tornam concretos, e assim é possível estudá-los, reorganizá-los, apagá-los reorganizá-los, apagá-los e corrigi-los.

2.      Especifique cada desejo.
Quanto mais especifico, maiores as chances de conseguir.

3.      Estabeleça prioridades, pois os desejos podem ser muitos, mas é preciso pensar no tempo.

4.      Obtenha informação e examine criticamente cada desenho.
É essencial para se obter o que deseja examinar e obter todas as informações relacionadas a cada desejo, e com essa análise pode se chegar a conclusão de que não se quer absolutamente isso.

5.      Classifique seus desejos em:
1)      coisas que você pode fazer sozinho e que nada custam;
2)      coisas que você pode fazer sozinho e que custam alguma coisa;
3)      coisas que você pode fazer com os outros e que nada custam;
4)      coisas que você pode fazer com os outros e que custam alguma coisa.

6.      Verifique que parte de você é responsável por cada desejo: Pai, Adulto e Criança, ou uma combinação dos três.
Se o desejo não é da Criança, provavelmente não realizará, pois é a Criança que proporciona a motivação do “desejar”. Se o desejo é apenas da criança, talvez a sua realização não seja algo bom, pois a Criança não leva em consideração as consequências e outras realidades. Se o desejo é apenas do Pai, pode-se sentir um forte dever, uma ordem, e com isso a Criança pode sentir medo, e o medo pode prover alguma motivação, mas o medo, embora possa ter raízes na preservação da vida, nem sempre produz enriquecimento de vida. O Adulto precisa envolver-se também no desejo, pois é ele que entra com o “como fazer”. A associação entre o Adulto e a Criança é por vezes bem sucedida. A compreensão objetiva é função do Adulto. A combinação Pai, Adulto e Criança, se tal configuração for possível, significará em geral que o desejo será realizado.

Realize seus desejos e seja feliz!
Tatiane Medeiros Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário