terça-feira, 7 de maio de 2013

O que é Hipnose

Hipnose é um estado ampliado ou amplificado de consciência ou um estado alternativo de atenção e percepção. É um estado especial que intensifica o relacionamento terapêutico e focaliza a atenção do paciente para seu interior e para suas realidades internas. É um estado em que a pessoa volta sua atenção para seu interior, voltando-se para si mesma e com isso retirando sua atenção do exterior: a pessoa pode não perceber estímulos externos que normalmente são percebidos por ela.

Nos vivemos este estado de transe na nossa vida cotidiana: ao nos absorver em nossos pensamentos, ao tentar solucionar algum problema nos desligamos do exterior e focalizamos a atenção em algo importante e isto é transe.

Com a hipnose podemos ajudar a pessoa a entrar em contato com a própria experiência interna e com potenciais não percebidos de uma maneira que pode ser surpreendente.

O hipnoterapeuta conduz o transe, facilita e orienta o cliente. As pessoas que são hipnotizadas não perdem o controle de seu comportamento. Tipicamente, elas permanecem conscientes de quem são, onde estão e recordam o que aconteceu durante a sessão hipnótica,, a não ser que a amnesia tenha sido sugerida especificamente.

Pela American Psycological Association – APA

A hipnose é um procedimento durante o qual um pesquisador ou profissional da saúde sugere que um cliente, paciente ou qualquer individuo experimente mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos. O contexto hipnótico é geralmente estabelecido por um procedimento de indução. Embora haja muitas induções hipnóticas diferentes, a maior parte inclui sugestões de relaxamento, calma e bem estar.

Instruções para imaginar ou pensar sobre experiências agradáveis são também comumento incluídas nas induções hipnóticas. As pessoas respondem a hipnose de maneiras diferentes. Algumas descrevem sua experiência como um estado alterado de consciência. Outros descrevem a hipnose como um estado normal de atenção focalizada, no qual se sentem muito calmas e relaxadas. Independentemente de como e de ate que grau elas respondem, a maioria das pessoas descreve a experiência como muito agradável.

Hoje a hipnose é reconhecida pela comunidade cientifica internacional e nacional na área da saúde, como recurso técnico capaz de contribuir nas resoluções de problemas físicos e psicológicos.

  

Pra que serve hipnose:

·         Para educar, pois a pessoa pode se lembrar um pouco do seu passado, tornar-se consciente dele e, a partir daí, promover mudanças em padrões de comportamentos pouco saudáveis;

·         Para reorganizar o inconsciente, considerando que o inconsciente é um deposito de lembranças, experiências, conhecimentos, aprendizagens que foram automatizados ao longo da vida e das quais a pessoa utiliza quando necessário;

·         Para a aprendizagem, podemos aprender um pouco conosco mesmo;

·         Para o nosso bem estar físico, nosso descanso e nossa maior produtividade.
 
 
Tatiane Medeiros Cunha - Formada e
m Hipnose e Terapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário