terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Viver o sofrimento


De acordo com Budda, a essência dos seus ensinamentos sobre “viver o sofrimento e aproveitar o que esse sinal quer dizer ou despertar” está em quatro verdades:

1.       A verdade do sofrimento – encarar seu sofrimento; saber que a dor física pode vir de um sofrimento mental; verificar qual é o sofrimento que você está tendo e aceitá-lo. Sofrimento significa uma tristeza, uma angustia, o desejo por alguém ou algum objeto, ou uma condição que não esteja presente.

2.       A verdade da causa do sofrimento – o desejo é visto como a raiz do sofrimento e não como a incapacidade de atingir o objeto dos nossos desejos.

3.       A verdade de como cessar o sofrimento – se a causa do sofrimento é desejar as coisas, resistir ao impulso de desejar o inatingível, esfriar o querer, gera paz, assim como passar a desejar algo que você pega aqui e agora.

4.       A verdade da vida livre de sofrimento – viver de uma maneira que valoriza o momento como ele é, livre de desejos e de sofrimentos. É o mais difícil de atingir, mas pare e pense. É simples: curtir cada minuto da sua vida integralmente, ver a beleza de cada momento, estar presente em cada coisa que acontece na sua vida; o passado ficou para trás, e o futuro ainda virá, mas o presente é seu, ele está com você.



Trecho retirado do livro: Sindrome do Panico de Sofia Bauer

Nenhum comentário:

Postar um comentário