quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

“Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial”

Ficha Técnica
Título Original: Taare Zameen Par
Direção: Aamir Khan, Amole Gupte
Roteiro: Amole Gupte
Produtores: Aamir Khan
Elenco: M.K. Raina (Diretor(Principal))Sachet Engineer (Yohaan Awasthi/Dada)Tanay Chheda (Rajan Damodran)Vipin Sharma (Nandkishore Awasthi/Papa)Tisca Chopra (Maya Awasthi/Ma)Aamir Khan (Ram Shankar Nikumbh)Darsheel Safary (Ishaan Awasthi)
País de Origem: Índia
Estreia Mundial: 2007
Duração: 140 minutos

“Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial” é um filme indiano, e conta a história de vida de um menino de nove anos de idade, Ishaan Awasthi,  que já repetiu o terceiro período no ensino formal e está prestes a ser reprovado novamente.

Ishaan sofre por não ser compreendido em casa e na escola, onde é rotulado por “falta de disciplina nos estudos e não se importar com a escola”, mas na verdade ele tem um problema de aprendizagem, onde as letras dançam em sua frente, e ainda, não consegue acompanhar as aulas e nem focar sua atenção.

Os pais de Ishaan brigam com ele e cobram que ele seja um bom aluno. Os professores, também, exige a todo custo que o garoto seja aplicado nas aulas, mas não lhe proporcionam o aprendizado que uma criança com dificuldade deve ter.

Diante de todas as dificuldades enfrentadas pela família, reclamações na escola e dos vizinhos, o pai do garoto decide colocá-lo em um internato, pois acreditava que assim ele daria mais valor aos estudos e aprenderia algo. Porém, as coisas só pioram e no internato Ishaan passa a ser uma criança triste e deprimida.

A situação começa a mudar quando um novo professor de artes (Professor Nikumbh) vem ensinar na escola, e percebe algum problema no garoto, e assim, passa a trabalhar em cima disso, tentando conscientizar os pais e os professores de que ele precisa de um acompanhamento diferenciado.


Gostaria de chamar a atenção para o que de verdade se deve observar e valorizar no ser humano, os sentimentos, pensamentos e as necessidades únicas de cada pessoa. Vivemos numa sociedade onde se enfatiza a competição, a vitória e a derrota; onde o que vale é o que se produz, e assim, convido a todos a repensar estes conceitos que recebemos e que repassamos no nosso cotidiano.

Vale lembrar que a “cura” do garoto do filme só foi possível devido o AMOR INCONDICIONAL que aquele professor lhe ofereceu. E ainda, ressalto o diferencial do professor de artes diante dos demais professores.

Na minha percepção, o professor de artes se diferencia dos demais profissionais pelo amor que dedica a sua profissão, por estar bem consigo mesmo e com seus problemas pessoais, afinal ele também sofreu com problemas de aprendizado em sua infância, e mais, por amar o ser humano de forma incondicional.

É um filme excelente para pais, educadores, psicólogos e demais pessoas interessadas e responsaveis pela educação e relacionamentos humanos.


Bom trabalho a todos!
Tatiane Medeiros Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário