quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Diário – uma forma de se conhecer...

Para que escrever um diário?
O diário pode ser um poderoso instrumento para o autoconhecimento.
Você pode usar seu diário como um lugar onde é possível tomar consciência e ter uma percepção mais clara a muitas categorias especificas.
A auto-observação ajuda-nos a perceber que não nos lembramos de nós mesmos. Quais foram as promessas que você se fez na semana passada ou há dois meses? Quais eram seus sentimentos e sensações ontem? Como estava seu relacionamento com sua mãe há um ano? Você se lembra de como começou a trabalhar no atual projeto, no curso que está fazendo agora?
Anotar no diário o que você observa a respeito de si mesma, todas as promessas que dizem respeito a sua pessoa, suas decisões, suas aspirações, pode ajudá-la imensamente nessa tarefa de “recordar de si mesma”.
Escrever sobre o que?
Qualquer experiência interessante carregada de emoções e sensação ou sentimentos.
Você pode usar seu diário como lugar onde examinar seu relacionamento com alguém de quem não goste - Escreva um dialogo imaginário entre vocês. Pode ser que você descubra que a tal pessoa é como uma de suas subpersonalidades negativas, como uma porção de si mesma de que você não gosta.
Se alguém a desapontou ou magoou - redija uma declaração posicionando-se a respeito e endereçando-a nominalmente ao interessado. É provável que esta seja uma daquelas cartas que jamais são enviadas, mas poderá ajudá-la a expressar como se sente, onde foi que percebeu o erro da outra pessoa, e com o que você contribuiu para criar aquela situação.
Se você estiver lendo um livro que lhe parecer especialmente significativo, pode desejar transcrever aquelas passagens dignas de menção. Pode dar a impressão de ser trabalhoso mas, na verdade, a tarefa concreta de copiar material força-a considerar com maior profundidade as passagens que a impressionaram.
Você pode usar seu diário como lugar para registrar, conscientizar-se e trabalhar para o desenvolvimento de algo especifico que queira mudar.
Por exemplo, sobre a alimentação, sobre para de fumar...
Sobre sua saúde - quando fica com dor de cabeça? Quais alimentos estão associados a este incomodo? Que estados de sentimentos ou sensações precedem o surgimento de uma dor de cabeça? Você pode observar retrospectivamente os acontecimentos e sentimentos/sensações que antecedem resfriar-se. Ou ficar cansado.
Você pode ainda escrever impressões iniciais que você teve de recém conhecidos, de lugares ou empregos novos.
Como deve ser um diário?
O diário deve ser um lugar onde você pode ser completamente honesto. Deve ser um lugar que você escreva só para si, sem a intenção de alguém ler, ou seja, não se deve escrever um diário com a idéia de fazer alguém ler os comentários, isso poderia desviar e contaminar o que escreve. Porem, se depois de escrever algo, tiver o desejo que alguém leia, com a intenção de mostrar seus sentimentos porque estão bem claros e cristalizados, tudo bem!
Registre a data completa de cada anotação; inclua ate mesmo o local. Isto ajudará a lembrar onde estar no momento daquela anotação.
Não há certo ou errado a respeito do que deva constar em seu diário.

Texto baseado no capitulo: “Criação e Manutenção de um Diário”, do Livro: Você é o responsável – Janette Rainwater.

Bom trabalho e bora pra o caminho do autoconhecimento e transformação pessoal!
Tatiane Medeiros Cunha

Um comentário: