domingo, 30 de outubro de 2011

Família, partes que se completam

Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e unir-se-á à sua mulher, e os dois serão uma só carne. (Efésios 5,31)

Para começar a pensar em família:
  • O que é uma família?
  • Qual a função da família?
  • Onde começa uma família? Onde termina uma família?
  • Como se forma uma família?
  • Como a família de origem pode interferir na família nuclear?
  • Qual a importância da família da vida de uma pessoa?
  • Qual a função de cada membro dentro da família?
  • Como cada membro influencia nos demais?
  • Porque comparar a família com um quebra cabeça?
  • E quando alguém tem algum problema, alguma doença, algum vicio?

A palavra família dá uma sensação de aconchego, de amor, de cuidado, de união, de lar... pai, mãe, filho... mas família é muito mais do que todos esses sentimentos, emoções e definições abstratas.
“A família é um sistema concreto composto por elementos que por si só constituem um sistema, e um sistema familiar é um grupo que tem limites e identidade que o diferencia dos outros e o faz único”.
A família tem como função:
·        Proporcionar aos cônjuges uma experiência de sexualidade;
·        Contribuir para a perpetuação da raça através da geração de filhos;
·        Cooperar economicamente através da divisão de tarefas;
·        Manter uma barreira entre as gerações (tabu do incesto);
·        Transmitir cultura aos filhos;
·        Reconhecer quando um de seus membros não é mais criança;
·        Proporcionar condições para que os filhos possam vir a cuidar de seus pais.
Uma família começa quando o filho deixa a casa dos pais, a família de origem, para formar a sua própria família. Assim, o inicio de uma família acontece com a união do casal, e por isso, o relacionamento conjugal constitui o eixo em torno do qual se formam todas as outras relações familiares.
A família nuclear se constitui de pais e filhos.
Os filhos dão aos pais uma chance de conseguir se sentirem adequados, amoráveis, uteis, fortes e completos. Os pais têm nos filhos uma extensão real de si mesmo, e com isso tem a oportunidade de rever todos os seus valores, conceitos, crenças, modelos, maneira de ser e de agir.
O sistema familiar constitui o principal contexto de aprendizado para o comportamento individual, pensamentos e sentimentos. O comportamento de qualquer individuo é uma reação ao complexo conjunto de “regras” previsíveis e regulares que governam seu grupo familiar.
A educação familiar é fundamental: são os pais que formam o ser humano e que transformam o filhote da espécie humana em uma pessoa com determinada moral e costumes, com virtudes e defeitos, e o prepara para a convivência humana e social.
São os pais que ensinam os filhos os conceitos da vida, o que é o amor, como se relacionar com as pessoas, como o homem trata uma mulher, como a mulher trata o homem, o que é um casamento, como ser pai/mãe, e etc.
Ao ver, sentir e ouvir como o pai trata a mãe é que se aprende como um homem trata uma mulher, e o mesmo acontece com a mãe, a maneira como a mãe trata o pai, ensina como a mulher deve tratar o homem. Os pais são os professores da vida.
Na educação e criação dos filhos, geralmente, os pais repetem o modelo de educação que receberam dos seus pais, afinal foram com eles que aprenderam como ser pai/mãe.
É importante ressaltar que quando existe alguma característica, comportamento, ou maneira de agir dos pais que o filho não aceita e não gosta, geralmente faz se igual com os filhos, com o marido/esposa, na família nuclear.
Cada pessoa, membro da família deve assumir o seu papel e função dentro desta família, o pai deve agir e assumir papel de pai, a mãe de mãe, e os filhos de filhos, e assim sucessivamente, mantendo assim a ordem e a hierarquia da família.
Se um dos membros é afetado por um evento, todos os outros também o são, até certo grau. O “doente” é um representante
circunstancial de alguma disfunção no sistema. Os sintomas apresentados por um membro da família é uma maneira de comunicar: “Preciso de ajuda” ou “precisamos de ajuda”.
Ou seja, quando um membro da família tem alguma disfunção, algum problema, depressão, vicio, drogas, álcool, ou qualquer outro sintoma, deve-se considerar que este é apenas parte de um todo, parte de um sistema maior, ele apenas representa a disfunção de toda a família. Assim, quando alguém da família apresenta um problema, toda a família precisa de cuidado e atenção.
A família é como um quebra-cabeça, uma peça encaixa e completa a outra. Cada membro da família completa e encaixa na maneira de ser e agir dos demais membros, e todos juntos formam o “desenho” completo da família.
E Deus? Qual a importância de Deus e da espiritualidade na família? Assim como nosso corpo precisa de alimento físico, também nossa alma precisa de alimento espiritual. E ainda, na completude do ser humano, somos mais do que matéria, somos e temos uma constituição e necessidade da espiritualidade.
A família é a base, o local de segurança, a fonte da vida, de amor, de carinho, de proteção, cuidado e constituição do nosso verdadeiro ser. A família é a essência de cada um.
 Cuide de sua família.


Tatiane Medeiros Cunha
(Palestra Ministrada para o Grupo de casais do Renascer Conjugal no dia 28/10/2011)

3 comentários:

  1. A familia é uma instituição que jà nasce doente. Precisamos nos preocupar e cuidar dela. Obrigado pelo texto meninas!

    Outra coisinha aqui..

    " (...) quando existe alguma (...) maneira de agir dos pais que o filho não aceita e não gosta, geralmente faz se igual com os filhos, com a esposa, na família nuclear."

    Isso foi somente falado mas nao explicado.. Poderiam nos dizer o porque?

    ResponderExcluir
  2. Vini... aquilo que eu não aceito, critico nos meus pais é geralmente o que ainda não consegui enxergar em mim!
    E pra fazer diferente, primeiro preciso aceitar, tornar-se consciente, e depois mudar!
    Outra coisa, existe uma fidelidade e um amor muito grande aos nossos pais, então quando negamos algo neles, inconscientemente, numa forma de dizer que amamos e os aceitamos, fazemos e agimos igual a eles.

    Ok?
    Beijos
    Tatiane

    ResponderExcluir