sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A nossa Criança interna...

Às vezes nos comportamos como se fossemos uma criança...
E se eu disser que SOMOS SIM CRIANÇAS...
De acordo com a teoria da Análise Transacional, a nossa personalidade se estrutura através dos Estados de Ego que se dividem em Pai, Adulto e Criança. Os Estados de Ego representam comportamentos visíveis que podem ser percebidos por gestos, posturas, maneiras, expressões faciais, entonações e certas palavras.
Os Estados de Ego são registros de experiências reais de eventos internos e externos, os mais significativos dos quais ocorreram durante os cinco primeiros anos de vida. É como se cada um tivesse dentro de si a mesma pequena pessoa que foi aos 3 anos de idade, e também os seus próprios pais.
Estudos e observações têm comprovado que esses três Estados de Ego, Pai, Adulto e Criança, existem em todas as pessoas. Todo o nosso comportamento pode ser relacionado a cada uma dessas partes, e mudamos de uma para a outra constantemente.
Os Estados de Ego é a nossa estrutura interna, e através do conhecimento desses é possível compreender a forma e a maneira que agimos em diversos momentos.  
Neste texto, gostaria de focar e propor uma reflexão sobre o Estado de Ego Criança.
O Estado de Ego Criança são as reações da criança ao que ela viu, ouviu e compreendeu. Quando a pessoa atua neste Estado de Ego, ela comporta-se como fazia quando criança, senta-se, fica de pé, anda e fala como se fosse uma criança, esses comportamentos infantis é acompanhado das percepções, pensamentos e sentimentos correspondentes a uma criança.
A Criança é a fonte de espontaneidade, da sexualidade, das mudanças criativas, e das emoções, alegria, tristeza, medo, raiva, amor. O Estado de Ego Criança é ideal onde se deseja criação de novas idéias, procriação, criação de novas experiências, recreação e assim por diante.
Existem vários acontecimentos do dia a dia, diversos momentos que recria a situação de infância, trazendo os mesmo sentimentos que sentíamos nessa fase de nossa vida. Por exemplo, quando estamos em uma festa nos divertindo, quando estamos jogando, quando sentimos raiva, amor, tristeza, medo; quando estamos doentes, precisando de cuidado, e diversos outros momentos...
O Estado de Ego Criança se divide em três: Criança Livre, Criança Submissa, e Criança Rebelde.
A Criança Livre é a parte de nós que age como uma criança naturalmente, espontaneamente, fazendo suas próprias vontades, e desejos. È a nossa parte espontânea, é onde se encontra qualidades como criatividade, intuição, curiosidade, o impulso de tocar, sentir e explorar. É na criança livre que se encontra também a sexualidade, o amor e todas as outras emoções autenticas.
A Criança Rebelde e a Criança Submissa são chamadas de Criança Adaptada, porque seus comportamentos são resultados da influencia do mundo externo, das regras, valores, modelos, preconceitos, normas que foram ensinadas pelo meio, principalmente pelos pais e outras figuras de autoridade.
Quando estamos em nossa Criança, geralmente estamos sorrindo ou rindo, chorando, tendo explosões de mau gênio, metendo-nos em confusão, divertindo-nos, e fazendo todas as outras coisas que fazíamos quando éramos crianças.

Algumas questões para você conhecer um pouco mais da sua Criança Interna:
·      Peque o seu álbum de família ou qualquer fotografia sua de quando criança. Estude as fotos vagarosamente. Deixe que as lembranças venham à tona
·      Depois de conseguir ter uma imagem sua quando criança, leve essa criança para um passeio imaginário a um lugar calmo, talvez o lugar que costumava ir naquela época.
·      Procure conhecer-se:
            Ouça as mágoas, alegrias e aspirações da sua criança interior.
            Quais são as crenças que ela tem sobre si mesma?
            Prolongue isso até que aprenda algo realmente novo sobre você quando criança.
Exercícios para trabalhar a criança interior
·         Jogos (Baralho, Buraco, Burro, Dominó, Memória, Paciência, e outros)
·         Atividades Manuais (Bordado, Costura, Crochê… )
·         Atividades artísticas (Decoração, Desenhar, Pitar, Dobraduras, Recortes…)
·         Música, Tocar instrumentos, Dança…
·         Atividades de representação
·         Cozinhar
·         Atividades socializantes( Ir a bailes, festas, Conversar… )
·         Atividades passivas (Assistir filme, Assistir show, Ir ao circo, Colecionar objetos, Ouvir musicas, Ouvir estórias)
·         Atividades ao ar livre

Referências Bibliográficas


CREMA, Roberto. Manual de Análise Transacional. 3ª edição. Porto Alegre: Teledata, 1977.
HARRIS, Dr. Thomas A. Eu estou OK, Você está OK. Rio de Janeiro: Editora Artenova, 1977.
JAMES, Muriel & JONGEWARD, Dorothy. Nascidos para vencer: Análise Transacional com Experiências Gestalt. 4ª edição, editora Brasiliense, 1978.
KERTÉSZ, Roberto. Análise Transacional ao Vivo. São Paulo: Summus, 1987.
MEININGER, Jut. O sucesso através da Análise Transacional. Rio de Janeiro: Editora Artenova, 1974.
STEINER, Claude. Os papéis que vivemos na vida. Rio de Janeiro: Editora Artenova, 1976.



Tatiane Medeiros Cunha

Um comentário:

  1. Bom dia, amada que bom poder ouvir ler palavras sabias nos momentos oportunos, que Deus a ilumine cada dia mais para tocar nossos
    corações alma com estas sabias palavras.
    Beijos.
    Eulania

    ResponderExcluir