segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Gente boa encontra gente boa

      Todo mundo sabe que agente colhe aquilo que a gente planta. Quando chegam a nosso consultório, os pais costumam nos perguntar como fazer para estimular o que há de melhjor em seus filhos. Nesse momento, contamos a eles a história que segue assim:
     Pedro, menino de oito anos, estava de férias. Juntamente com seu pai, sua mãe e sua irmã, foi passar quinze dias na roça, onde moravam seus avós.
     Em um dia tranquilo e ensolarado, ele saiu passeando com Totó, o cachorrinho da avó. Quando estava numa parte montanhosa do caminho, Totó se perdeu. Então, mais do que depressa, Pedro se pôs a procurá-lo.
Ele chamava:
- Totó, Totó...
E quando chegou ao cume de uma colina, logo depois de chamá-lo, ele escutou uma voz de menino:
- Totó, Totó...
Aí ele ficou intrigado e gritou:
- Quem está aí?
E recebeu a resposta:
- Está aí...
E ele continuou fazendo perguntas.
- Qual o seu nome?
- O seu nome...- ele recebeu como resposta. E assim, foi seguindo o diálogo:
- Me responde, como você se chama?
- Como você se chama...
- Você é muito sem educação!
- Muito sem educação...
- Pára de me repetir.
- Me repetir.
- Menino você é um imbecil!
- Você é um imbecil...
- Menino você está me irritando!
- Você está me irritando...
- Olha aqui, se eu lhe encontro eu lhe bato...
        Nesse momento, Totó apareceu na sua frente e ele então resolveu voltar para casa. Intrigado, seguiu o caminho de casa, pensando no menino com o qual tinha conversado.
       Já em casa, enquanto sua mãe servia o jantar, ele ficou contando para ela sobre o menino com o qual havia conversado; o menino era irritante e como ele havia ficado chateado após a conversa, tanto que, se ele encontrasse com o menino, bateria nele! A mãe de Pedro escutou-o atenta e silenciosamente.
       No dia seguinte, bem cedo, Pedro resolveu voltar a passar pelas montanhas, com Totó. Sua mãe disse a ele que fosse novamente ao mesmo lugar onde havia conversado com o menino. A mãe de Pedro disse a ele que dessa vez deveria dizer para o menino que queria ser seu amigo. E Pedro não entendeu bem, mas concordou com sua mãe, porque sabia que ela era uma mulher muito sábia e que queria sempre o seu bem.
       Pedro foi até o cume da colina e chamou:
- Menino, você está aí?
- Está aí...- a voz respondeu.
- Menino, eu queria me desculpar por ontem.
- Eu queria me desculpar por ontem -  respondeu a voz.
- Menino, até que você é educado!
- Você é educado...
- Um dia gostaria de lhe encontrar.
- Eu gostaria de lhe encontrar.
- Quem sabe, a gente pode ser amigo?
- A gente pode ser amigo...
    E assim, seguiram-se perguntas e respostas amigáveis.
Pedro, depois de se despedir, voltou a passear com Totó. Ao encontrar com sua mãe, já de noite, contou a ela sobre a conversa agradável que teve com o menino, de como havia sido diferente do dia anterior e que ele acreditava que eles já eram até amigos...

Referência Bibliográfica:

MENDONÇA, Angela Cota Guimarães; MENDONÇA, J. Augusto. Gente boa encontra gente boa. In: Abrindo portas com Amor - Caminhos na educação dos filhos e na prevenção de problemas futuros. 2ª ed. Belo Horizonte: Ed. Diamante, 2002.

E assim é a vida...de acordo com o que dou é o que eu recebo, e da mesma forma, se quero receber algo positivo de alguém, seja um abraço, um beijo, uma palavra de consolo, um olhar carinhoso ou qualquer outro afeto, por que não começar com você mesmo esta corrente? Pense nisso e seja feliz!

Um comentário: